Deni Zolin

Prefeitura deve dar reajuste e avalia convocar novos taxistas em Santa Maria

Prefeitura deve dar reajuste e avalia convocar novos taxistas em Santa Maria

Foto: Pedro Piegas, arquivo

Um dia após o Conselho Municipal de Transporte aprovar o pedido de reajuste de 15% (3,75% por ano, devido à defasagem desde 2020) da tarifa de táxi na cidade, a prefeitura respondeu ao Diário de que só aguarda o documento do conselho para, então, realizar o decreto autorizando o aumento. A bandeirada deve subir para R$ 6,49 em breve.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
  
Quanto aos taxistas que desistiram da atividade devido à crise e a outros fatores, a assessoria da prefeitura respondeu o seguinte: “A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que no ano de 2015 o número de taxistas na cidade era 326. Entre 2015 a 2023, 44 taxistas entregaram a licença, por questões pessoais ou de falecimento. Quando da realização da Lei dos Taxistas em 2014, foi incluído o Edital de Chamamento Público de interessados para preencher as vagas de taxistas. Neste chamamento público não foi definido o prazo de validade, que é um ponto que está sendo tratado (ter prazo de 5 anos de validade ou não). A Secretaria aguarda o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM) para chamar (segundo classificação) novos interessados em receber licenças para trabalharem como taxistas.”

Portanto, a prefeitura pretende dar licença a outros profissionais que tinham ficado de suplentes, mas aguarda ainda por essa questão jurídica.

Programa Professor do Amanhã vai oferecer mais de mil bolsas para estudantes de licenciaturas no Estado, inclusive em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Daer prorroga pela segunda vez o prazo para concluir projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi Anterior

Daer prorroga pela segunda vez o prazo para concluir projeto de duplicação da Faixa Nova de Camobi

Iesa abrirá concessionária de carros elétricos da chinesa BYD na cidade Próximo

Iesa abrirá concessionária de carros elétricos da chinesa BYD na cidade

Deni Zolin